SUS terá produção nacional de imunoterapia contra câncer

Parceria prevê fabricação do pembrolizumabe no Brasil e ampliação do acesso a tratamento oncológico.

Publicado em: 27/03/2026 às 09:10 | Atualizado em: 27/03/2026 às 09:13

O Brasil avança na produção de medicamentos de alta complexidade. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou parceria para fabricar no país o imunoterápico pembrolizumabe.

A iniciativa será viabilizada por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), com transferência de tecnologia da Merck Sharp & Dohme para o Instituto Butantan.

O medicamento já é usado no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de melanoma e poderá ter o uso ampliado para outros tipos de câncer.

Segundo Padilha, a medida busca ampliar o acesso a terapias inovadoras. “A inovação que nos interessa é aquela que chega às pessoas”.

O processo de nacionalização deve ocorrer ao longo de até 10 anos, com incorporação gradual da capacidade produtiva.

A expansão do uso do medicamento ainda depende de análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Além disso, o ministério anunciou uma nova estratégia para doenças negligenciadas.

A ação envolve parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para desenvolver soluções inovadoras voltadas a populações vulneráveis.

Entre as doenças prioritárias estão hanseníase, tuberculose, dengue e doença de Chagas.

A iniciativa busca fortalecer a produção nacional e ampliar o acesso a tratamentos na rede pública.

Saiba mais na Agência Gov.

Leia mais

Foto: divulgação