Itália nega despachar Zambelli para cumprir condenação no Brasil

Corte de Cassação italiana reforma decisão anterior e barra transferência de Carla Zambelli para cumprir pena em solo brasileiro.

Publicado em: 22/05/2026 às 16:58 | Atualizado em: 22/05/2026 às 16:58

A Justiça da Itália acolheu o recurso apresentado pela defesa da ex-deputada federal Carla Zambelli e negou o pedido de extradição formulado pelo governo brasileiro.

A decisão foi proferida nesta sexta-feira (22/5) pela Corte de Cassação, a instância máxima do Poder Judiciário italiano.

Zambelli encontra-se detida em território italiano desde julho de 2025, após ter seu nome incluído na Difusão Vermelha da Interpol na condição de foragida internacional.

O pedido de extradição feito pelo Brasil baseava-se em suas condenações impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que somam mais de 15 anos de prisão por crimes que incluem o envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

Com o acolhimento do recurso pela Suprema Corte italiana, a decisão anterior da Corte de Apelação de Roma — que havia autorizado o envio da ex-parlamentar ao Brasil para o cumprimento das penas — foi reformada.

Leia mais

Datafolha se corrige e dá maior diferença de Lula para Flávio Bolsonaro: 9%

O novo entendimento barra a transferência da ex-deputada para o sistema penitenciário brasileiro, onde era esperado que cumprisse a pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

Leia mais na CNN Brasil