Omar Aziz é o mais preferido pelas mulheres, diz Comunidados
Mesmo sendo a única mulher colocada entre os principais nomes da disputa ao Governo do Estado, Maria do Carmo não lidera entre o eleitorado feminino.
Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 25/05/2026 às 12:21 | Atualizado em: 25/05/2026 às 12:21
Um dos cruzamentos mais relevantes da pesquisa Comunidados é justamente o comportamento do eleitorado feminino e da capital amazonense, dois segmentos considerados estratégicos nesta eleição.
Embora a empresária Maria Do Carmo apareça como principal nome da direita na disputa pelo Governo do Amazonas, o levantamento mostra que o senador Omar Aziz consegue superar a adversária inclusive em nichos onde ela era apontada como favorita natural.
Na capital, por exemplo, Omar registra 26% das intenções de voto, contra 24% de Maria do Carmo. O dado ganha relevância porque Manaus vinha sendo justamente o principal obstáculo eleitoral do senador nos levantamentos anteriores.
Outro ponto simbólico está no recorte por gênero. Mesmo sendo a única mulher colocada entre os principais nomes da disputa ao Governo do Estado, Maria do Carmo não lidera entre o eleitorado feminino.
Segundo a pesquisa, Omar Aziz aparece com 29% entre as mulheres, enquanto Maria do Carmo registra 16%. Já David Almeida alcança 20% nesse segmento, ficando numericamente à frente da empresária.
Os números sugerem que Omar conseguiu ampliar sua penetração eleitoral para além da base tradicional do interior do Estado, avançando em setores considerados mais resistentes à sua candidatura. A leitura política é de que o senador passa a demonstrar competitividade tanto no eleitorado urbano quanto entre mulheres — perfis decisivos numa eventual consolidação da disputa ainda no primeiro turno.
A pesquisa também mostra que Maria do Carmo mantém desempenho mais competitivo entre os eleitores de 25 a 34 anos, faixa em que chega a 24%, enquanto Omar apresenta sua maior força entre eleitores de 45 a 59 anos, alcançando 41%.
A pesquisa foi realizada pela Comunidados e está registrada no TRE-AM sob o número AM-09976/2026.
Leia mais
Nova pesquisa mostra que Omar Aziz lidera também em Manaus
Foto: reprodução
