Pé de Meia de Lula derruba abandono do ensino médio

Programa impulsiona menor índice de evasão escolar desde 2007

PORTARIA MEC ENSINO MEDIO

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/06/2026 às 12:07 | Atualizado em: 26/06/2026 às 12:07

O abandono escolar no ensino médio da rede pública caiu 34% em 2025, atingindo 2,5%, o menor índice da série histórica iniciada em 2007. Os dados, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), são atribuídos ao programa Pé-de-Meia.

Na comparação com 2022, a redução foi de 61,5%. O programa oferece incentivo financeiro a estudantes de famílias inscritas no Bolsa Família e no CadÚnico para estimular a permanência na escola.

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, afirmou que o Pé-de-Meia é o principal responsável pelos avanços.

“Tudo isso contribui para um conjunto de melhorias que nós vislumbramos nos últimos quatro anos, mas eu poderia dizer que o Pé-de-Meia é carro-chefe dessa política toda.”

O programa tem custo anual de cerca de R$ 12 bilhões e, após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), passou a integrar o orçamento discricionário do MEC.

Saiba mais em ICL Notícias.

Foto: Agência Brasil/arquivo