PF faz operação com mandados de busca e apreensão em Manaus

Segundo a Polícia Federal, a operação apura fraudes em licitações e desvio de recursos públicos

PF faz operação com mandados de busca e apreensão em Manaus

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/07/2026 às 07:56 | Atualizado em: 09/07/2026 às 08:18

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), uma operação com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em diferentes pontos de Manaus. A ação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com informações divulgadas pela TV Tiradentes, durante o programa Manhã de Notícias, um dos alvos da operação é uma oficina mecânica localizada no bairro Adrianópolis, na zona centro-sul da capital. No local, há diversas ambulâncias e ônibus estacionados no pátio.

Outra frente da operação ocorre em um condomínio de alto padrão no bairro Ponta Negra, na zona oeste de Manaus, onde equipes da Polícia Federal também cumprem diligências.

As informações apontam que a operação é coordenada pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia, com apoio da Superintendência da PF no Amazonas.

Até a publicação desta matéria, a Polícia Federal não havia divulgado o nome da operação nem os detalhes da investigação. Também não há informações oficiais sobre o objeto da ação ou o número de mandados cumpridos.

Nota da Polícia Federal

PF deflagra operação para apurar fraudes em licitações e desvio de recursos públicos

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (9/7), a Operação Reduto, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), para apurar a suposta prática dos crimes de fraude a licitações, peculato, lavagem de capitais e associação criminosa.

Estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, sendo 9 em Ariquemes/RO, 8 em Porto Velho/RO e 2 em Manaus/AM, além de 2 mandados de prisão preventiva, ambos em Ariquemes/RO, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia.

A decisão judicial também determinou o afastamento de onze servidores públicos e o bloqueio de bens, ativos financeiros e criptoativos até o limite de R$ 9 milhões.

As apurações tiveram início em 2024, a partir de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) encaminhados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que apontaram movimentações financeiras suspeitas envolvendo uma empresa sediada em Manaus/AM que mantinha contratos públicos no Estado de Rondônia.

Com o aprofundamento das diligências, delineou-se a possível existência de uma associação criminosa estruturada em duas frentes: uma voltada à fraude em licitações e ao direcionamento de contratos públicos no município de Ariquemes/RO; e outra dedicada ao desvio de recursos públicos por meio de contas de servidores comissionados da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, em prática popularmente conhecida como “rachadinha”.

Segundo as investigações, foram identificadas movimentações financeiras superiores a R$ 9 milhões incompatíveis com a capacidade econômica declarada dos investigados. As medidas cumpridas nesta fase têm por objetivo reunir novos elementos para o aprofundamento das apurações.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Fotos: Tv Tiradentes