‘Quem se meter nas eleições vai apanhar muito’, diz Lula em reação a Trump
Presidente defende a soberania brasileira após Itamaraty barrar missão dos EUA que questionaria as urnas eletrônicas
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 25/07/2026 às 14:13 | Atualizado em: 25/07/2026 às 14:13
O presidente Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (25 de julho) que o Brasil não aceitará interferência estrangeira nas eleições de 4 de outubro. A declaração foi feita durante a convenção estadual do PT, após o Itamaraty negar vistos a dois funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos que planejavam uma missão para questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas.
Ao discursar no evento que oficializou Fernando Haddad como candidato ao governo de São Paulo, Lula fez um recado em meio às recentes tensões com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Quem quiser, de fora, se meter nas eleições brasileiras vão apanhar muito aqui nas eleições. Quem vai decidir o destino desse país são 157 milhões de eleitores”.
Em seguida, o presidente reforçou a defesa da soberania nacional.
“O aviso está dado, o Brasil é soberano.”
Leia mais
Trump apressa plano para interferir na eleição no Brasil, revela mídia
Segundo o jornal The Washington Post, os funcionários Riley M. Barnes e Samuel Samson pretendiam vir ao Brasil para questionar a integridade do sistema eletrônico de votação. O governo brasileiro negou a entrada da comitiva.
A iniciativa também provocou reação no Supremo Tribunal Federal (STF). Nos bastidores, ministros classificaram a missão como uma tentativa de interferência em assuntos de competência exclusiva das instituições brasileiras.
Saiba mais em g1.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
