Jurados do Festival de Parintins serão anunciados em duas semanas

Publicado em: 05/06/2018 às 12:51 | Atualizado em: 05/06/2018 às 12:52

Os candidatos aprovados e inseridos no banco de dados da Escola de Jurados do Festival Folclórico de Parintins, serão convocados em duas semanas para compor o corpo de julgadores nos três dias de Festival, conforme o edital lançado no dia 3 de maio pela Prefeitura de Parintins.

O banco de dados será válido até o ano de 2021, estando todos os credenciados aptos a serem jurados nos anos de 2018 até o Festival do supracitado ano. Entretanto, o credenciamento ao banco de dados não assegura participação como jurado no Festival Folclórico de Parintins e nenhum tipo de remuneração, somente aqueles credenciados que forem selecionados pela Escola para exercer a função de jurado no Festival.

O edital de credenciamento de candidatos foi lançado pela Prefeitura de Parintins no dia 3 de maio e o período de inscrições encerrou no dia 30 do mesmo mês.

Blocos de julgamento

Comum musical

Itens de julgamento: apresentador, levantador de toadas, batucada ou marujada, amo do boi, galera, toada (letra e música) e organização do conjunto folclórico.

Área de conhecimento exigida: músico, compositor, maestro, musicólogo, folclorista ou comunicólogo (com experiência em cultura popular).

Cênico coreográfico

Itens de julgamento: porta-estandarte, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cunhã-poranfa, pajé, boi-bumá (evolução) e coreografia.

Área de conhecimento exigida: teatrólogos, coreógrafos, folcloristas e figurinistas.

Artístico

Itens de julgamento: ritual indígena, tribos indígenas, tuxauas, figura típica regional, alegoria, lenda amazônica e vaqueirada.

Área de conhecimento exigida: artistas plásticos, etnólogos, cenógrafos, antropólogos, folcloristas, designers e arquitetos.