Arthur orienta vereadores do Amazonas a olharem além da ZFM

Arthur - marcha de vereadores

Israel Conte

Publicado em: 07/06/2018 às 15:32 | Atualizado em: 07/06/2018 às 15:32

Ao abrir a 1ª Marcha de Vereadores do Amazonas na manhã desta quinta-feira, dia 7, na Câmara Municipal (CMM), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), orientou os parlamentes de 33 dos 62 municípios a lançarem o olhar para propostas de desenvolvimento sustentadas em outras matrizes econômicas.

Em sua palestra, no auditório da Câmara Municipal (CMM), o prefeito apontou como imprescindível a diversificação da indústria na capital e a exploração das potencialidades de cada município, dentro de um zoneamento agroeconômico e ecológico.

“No interior, nós temos minérios para explorar, e eu não falo em nenhum desrespeito à natureza. Eu falo como um direito nosso com todo o cuidado ambiental, inclusive pregando o zoneamento agroeconômico e ecológico, que há muito já deveria ter sido definido e então nós já teríamos a vocação de cada município do interior. É preciso mais do que ficar falando em asfaltar ruas. É preciso eclodir um plano de desenvolvimento econômico para nós termos um interior pujante”, disse o prefeito  apontando além do polo minerador, o agronegócio, turismo e pisicultura.

Novas fábricas

Para a capital, o prefeito sugere atração de novas fábricas de produtos que estão se consolidando no mercado mundial, como os segmentos de  gasoquímico, biotecnologia e drone.

“Daqui a pouco os céus  vão estar cobertos de drones. O drone já serve pra dar recado nos Estados Unidos e pra levar compras. Nós não podemos ficar fora disso. E eu pergunto por que não podemos ter uma fábrica de drones aqui?”

Crise

Prevendo dias difíceis para a economia do País, como um todo, e especificamente para o Amazonas, Arthur alertou que é necessário rever o Polo Industrial de Manaus, que vem apresentando crise de faturamento, queda na evolução de mão-de-obra, com corte de aproximadamente 40 mil empregos diretos. “Mantido o contexto atua, o cenário é de forte crise econômica e social, queda no polo industrial e esvaziamento do interior”, alertou.

Virgílio alertou, ainda, sobre a necessidade de profundos investimentos em infraestrutura de logística, como a construção de estradas, portos, aeroportos, que possibilitem o aproveitamento das potencialidades do interior.

Ao final da palestra, o prefeito entregou ao presidente da União dos Vereadores do Amazonas, Álvaro Campelo, o levantamento dos dados sobre a economia local e as propostas por ele apresentada. “É uma contribuição com este movimento”, afirmou.

De acordo com o vereador, durante os dois dias de encontro em Manaus, serão levantadas as necessidades dos municípios e um documento será formatado para ser entregue ao governo do Estado e demais órgãos envolvidos para que sejam encontradas as soluções. “É um momento para ouvir, mas também iremos cobrar”, afirmou Campelo.

 

Foto: BNC