Grupo cênico se prepara para atuar nas Lendas e Figuras Típicas do Garantido

Publicado em: 07/06/2018 às 15:53 | Atualizado em: 07/06/2018 às 15:59
Os ensaios dos grupos cênicos-coreográficos do Boi Garantido estão a todo vapor. São centenas de jovens e adultos se preparando para atuar dentro do tema Auto da Resistência cultural, que o “povo da baixa” apresentará no Festival 2018, por meio da Companhia de Teatro Garantido.
O grupo da Companhia de Teatro Garantido é composto este ano, por 120 atores que irão fazer parte das Figuras Típicas regionais e Lendas na arena do Bumbódromo. A grande maioria dos atores é da cidade de Parintins. Por enquanto ainda com membros de Belém Boa Vista do Ramos e Manaus.
Dalmira de Souza Lima, dona de casa, fala da alegria em poder fazer parte da cênica por três anos consecutivos. Dalmira recebeu um papel especial e atuará como Matinta Pereira no festival 2018. “Somos uma equipe que é ensinado a nós as expressões teatrais. Vamos fazer um trabalho para ganhar o título”, disse.
A conhecida Mãe Bena, está pelo quarto ano consecutivo e afirmou que os atores se envolvem de uma forma tão intensa, que chega a se arrepiar. Ela ressalta que, a união do grupo é um dos pontos fortes. “Estamos trabalhando para ganhar e é fazendo nossa parte”, destacou.
As técnicas cênicas de expressão corporal são repassadas por meio de laboratórios, pelo coordenador de Cênica, licenciado em Educação artística e pós-graduado em Arte Cênica, Clodoaldo Oliveira. A equipe de apoio é composta por Arlindo Gudão e José Valdenilson que ensaiam o grupo as terças, quintas e sábados na Cibrazen (um dos galpões do Garantido).
Clodoaldo afirma que não há mais vagas para novos atores, visto que o grupo está junto há quatro anos. “Esse ano a Cênica terá um papel muito contando com pessoas de todas as idades. Estamos com o grupo fechado a um ponto onde o ator vem atrás da Cênica por conhecer o trabalho sério para levar o boi a ser campeão”, ressaltou.