Manuais de auditorias melhoram controle externo do TCE-AM

Publicado em: 03/10/2018 às 16:01 | Atualizado em: 03/10/2018 às 16:01
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex), aprovou a instituição de um manual para auditorias operacionais.
O órgão já havia aprovado manuais de auditoria em tecnologia da informação e financeira para auxiliar os servidores que realizam fiscalizações específicas.
No ano passado, o tribunal aprovou o manual de auditoria e regularidade, com instruções gerais para as auditorias, seguindo padrões nacionais e internacionais de órgãos de controle.
Leia mais:
TCE realiza simpósio com grandes nomes do jurídico brasileiro
Agora, a área de controle externo elabora manuais setoriais para instruir os setores do TCE de acordo com o tipo de auditoria que realizam. O manual de auditoria operacional foi aprovado e em breve começará a ser utilizado.
Os manuais seguem as diretrizes da presidente do TCE-AM, Yara Lins, que busca atender ao Programa Qualidade dos Tribunais de Contas, uma ação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) para melhorar o sistema das cortes de contas do Brasil.
Manual padroniza procedimentos
“Dessa forma podemos padronizar os procedimentos de fiscalização em áreas com especificidades”, explica o secretário de controle externo, Stanley Scherrer. “Além disso, esses manuais são elaborados aliados às melhores práticas internacionais de auditoria”.
A Secex possui outros dois manuais em processo de aprovação pelo tribunal pleno, o de auditoria de recursos externos e o de transferências voluntárias, além de ter outros em elaboração. A previsão é de que nas próximas semanas os manuais em tramitação sejam aprovados e internalizados.
Os manuais já aprovados se encontram no Portal da Secex, na seção Manuais/Guias no site do TCE.
Foto: Divulgação