Forças Armadas cobrem mais de 900 localidades nas eleições da Amazônia

Aeronaves, viaturas e embarcações já deslocam tropas para garantir eleições na Amazônia

Neuto Segundo

Publicado em: 03/10/2018 às 21:03 | Atualizado em: 03/10/2018 às 21:03

As Forças Armadas (FA) foram autorizadas a prestar ajuda na segurança das eleições 2018 no Estado do Amazonas e devem direcionar efetivos também para os estados do Acre e Roraima, conforme autorizado pelo decreto presidencial nº 9.379, de 18 de maio.

Informações do Comando Conjunto Amazônia (CCA), órgão encarregado de coordenar as operações de segurança nas eleições, dão conta de que a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira darão a garantia logística efetiva tanto no deslocamento das forças quanto no apoio ao trabalho propriamente dito de manter a ordem durante as eleições nos três estados.

Forças Armadas em 992 localidades

O deslocamento de pessoal e material para as 992 localidades, nos três estados da região Norte, onde as tropas federais serão empregadas na segurança do pleito, foi iniciado no último dia 29 de setembro, embora, como enfatiza o Comando Conjunto Amazônia, o planejamento tenha se iniciado bem antes.

Marinha do Brasil se faz presente no esforço de assegurar o direito de voto nas eleições

Marinha do Brasil se faz presente no esforço de assegurar o direito de voto nas eleições

O esforço logístico envolvido na operação de garantia da ordem nas eleições 2018 envolve mais de 5.500 militares, 331 viaturas, 14 aeronaves, 112 embarcações que devem assegurar ambiente tranquilo nas eleições, conforme solicitado pela Justiça Eleitoral.

A operação, originada de solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem como objetivo principal assegurar ao cidadão o exercício do direito de voto, em conformidade com a Justiça Eleitoral e as organizações de segurança pública.

Fotos: Divulgação/CCA