MAP é denunciada pelo MP-AM por falta de zelo com bagagens

Publicado em: 20/12/2018 às 12:06 | Atualizado em: 20/12/2018 às 12:06
A empresa MAP Linhas Aéreas, que opera com voos regionais nos estados do Amazonas e Pará, foi denunciada pelo Ministério Público do Estado (MP-AM) em ação coletiva por problemas no trato das bagagens de passageiros.
Segundo a denúncia, originária da Promotoria de Justiça do município de Eirunepé, as bagagens são constantemente retidas, desviadas e extraviadas.
De acordo com o MP-AM, o problema atinge, principalmente, os usuários do trecho Manaus-Tefé-Eirunepé.
“Restou comprovado que, no decurso do corrente ano, a empresa requerida, MAP Linhas Aéreas, em repetidas datas e de forma reiterada, praticou o desvio, retenção e extravio das bagagens de seus clientes, de modo irresponsável e negligente, deixando-as ora no município de Tefé ora em Manaus, sem dar quaisquer esclarecimentos ou informações a usuários do serviço”, escreveu o promotor Timóteo Ágabo na ação.
Usuários relataram ao MP-AM que suas bagagens, muitas vezes entregues dias após as viagens, eram devolvidas com bens deteriorados e sem explicações ou, sequer, pedido formal de desculpas pelo transtorno.
Leia mais
MPF e MP-AM orientam suspensão de contrato com empresa médica
Indenização a vítimas
Pela ação, a empresa pode ser condenada a pagar danos materiais e morais aos usuários. Os danos materiais serão calculados a partir de comprovantes a serem juntados pelas vítimas, tudo devidamente corrigido e acrescido de juros desde a citação.
As perdas e danos morais devem ser pagos no valor de R$ 15 mil para cada vítima afetada, além de 14 consumidores identificados nas fichas de atendimento do inquérito civil que deu origem à ação.
Outros serviços ruins
Além dos recorrentes problemas com as bagagens, os serviços prestados pela MAP são alvo de várias reclamações dos usuários. Falhas de resfriamento das aeronaves e passageiros acima da capacidade nos voos, o chamado “overbooking”, são denunciados também.
Nesta quarta, ao anunciar voo extra para o município de Carauari, a MPA afirmou que vai encerrar o ano com 150 mil passageiros em seus voos. E anuncia meta de alcançar 200 mil em 2019.
Foto: Divulgação/MP-AM