Empresários não pagam e primeira greve de ônibus de 2019 já tem data

Israel Conte
Publicado em: 06/01/2019 às 19:24 | Atualizado em: 06/01/2019 às 19:27
Sem receber o salário do mês de dezembro, o 13º e com os planos de saúde suspensos, trabalhadores do transporte coletivo de Manaus prometeram para a próxima quarta-feira, dia 9, a primeira greve da categoria do ano de 2019.
A decisão foi tomada em assembleia geral na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTR), localizada na rua Belém, bairro Nossa Senhora das Graças, ontem à tarde.
Leia mais
Prefeito anuncia que vai abrir caixa-preta das empresas de ônibus
Durante a reunião, ficou estabelecido que, se o pagamento não for feito até terça-feira, os ônibus não saem das garagens até segunda ordem.
Sem 13º
A última paralisação ocorreu no dia 21 de dezembro quando foi necessário o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), chamar representantes dos sindicatos dos trabalhadores e dos empresários de ônibus (Sinetram) para mediar, ante o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AM), Lairto Veloso, um acordo para encerrar o movimento.
Arthur antecipou ao Sinetram um recurso para pagamento de salário mensal e 13º salário.
O problema é que os donos de empresas não repassaram o dinheiro aos trabalhadores que passaram as festas de fim de ano sem dinheiro no bolso.