“Despetizar” Casa Civil desarticula corpo técnico e impacta decisão

Publicado em: 07/01/2019 às 18:46 | Atualizado em: 07/01/2019 às 18:46
“Despetizar” a Casa Civil, conforme anunciou o ministro Onyx Lorenzoni (foto), na semana passada, trouxe impacto negativo ao governo na análise da prorrogação até 2023 dos benefícios fiscais para as regiões Norte e Nordeste sobre o Orçamento de 2019.
O anúncio da demissão de 320 servidores de cargos comissionados, desarticulou momentaneamente o corpo técnico do Palácio do Planalto, de acordo com o site MSN, citando a Folhapress.
No primeiro dia de trabalho como ministro, Onyx anunciou que o governo federal demitiria todos os funcionários que ocupam cargos comissionados vinculados à Casa Civil.
A medida, segundo o ele, teria o objetivo de “despetizar” o Planalto, embora o PT já tenha deixado o poder há quase três anos, em maio de 2016, com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Os servidores souberam da decisão pela imprensa, o que gerou indignação, e apenas no dia seguinte foram informados de que estavam sendo exonerados.
A ideia de Onyx é concluir até o fim desta semana uma espécie de avaliação desses funcionários para definir se serão recontratados para os postos.
Antes, eles passarão por entrevistas e análises para apontar se foram indicados nas administrações de Luiz Inácio Lula da Silva ou de Dilma, do PT.
Foto: Wilson Dias/ABr