Jean Wyllys está no exterior, não retorna e vereador assume vaga

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 24/01/2019 às 16:43 | Atualizado em: 24/01/2019 às 16:43

O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) encontra-se no exterior de férias e não pretende mais voltar ao Brasil. À Folha, não disse em qual país está. Seu atual mandato termina dia 31 deste mês, e seu terceiro mandato, que começa dia 1º de fevereiro, será assumido pelo suplente David Miranda, vereador pelo Psol-RJ.

Ao G1, a assessoria de Jean Wyllys (foto) informou que ele tem recebido ameaças e, por isso, decidiu não assumir o terceiro mandato parlamentar.Em uma rede social, Jean Wyllys publicou nesta quarta: “Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração. Axé!”

A Secretaria-Geral da Câmara confirmou a desistência de Wyllys. Em entrevista ao G1, David disse que vai tentar dar sequência ao trabalho do primeiro representante da comunidade LGBT ao assumir uma vaga na Câmara dos Deputados.

“Eu sinto como mais um trabalho que necessita ser feito. Eu sou vereador aqui no Rio de Janeiro, consegui passar muitas leis aqui e sinto que em Brasília eu posso entregar muito mais. Na luta pela comunidade LGBT, contra o extermínio da juventude negra que é morta todos os dias na favela”, disse Miranda, que foi o primeiro vereador assumidamente LGBT a ser eleito no Rio.

Para o suplente, Jean Wyllys não sai enfraquecido com a decisão.

“É uma situação muito complicada e delicada, ele é um guerreiro muito forte, sempre lutou do nosso lado. É muito triste ver ele saindo da política dessa forma. Mas não vejo ele saindo enfraquecido de forma alguma, pelo contrário. Ele sempre vai ser essa figura de força. ”

Leia também:

 

Lula recomenda a Jean Wyllys fazer enfrentamento a Bolsonaro

 

Foto: Patrícia Soransso/CDH Câmara/arquivo