Avião russo chega à Venezuela em clima da queda de Maduro

Publicado em: 30/01/2019 às 18:10 | Atualizado em: 30/01/2019 às 18:10
Os venezuelanos e o restante das Américas se surpreenderam, nesta quarta-feira (30), com a chegada inesperada de um avião russo a Caracas (capital da Venezuela) num momento em que o presidente Nicolás Maduro corre sério risco de ser destituído do cargo.
De acordo com informações do site MSN Notícias, citando a Reuters, a chegada incomum da aeronave de passageiros desencadeou rumores nas redes sociais a respeito de sua missão, uma vez que o Kremlin prometeu acudir o aliado presidente venezuelano, diante de um esforço apoiado pelos Estados Unidos para tirá-lo do poder.
O Boeing 777, que acomoda até 400 passageiros e pertence à empresa aérea russa Nordwind Airlines, foi posicionado em um espaço particular do aeroporto depois de voar diretamente de Moscou, de acordo com dados de monitoramento de voo e fotos da Reuters.
Foi a primeira vez que o avião percorreu essa rota, mostraram os dados.
Nem a Nordwind nem o governo venezuelano responderam de imediato a um pedido de comentário sobre a razão do voo para Caracas.
As redes sociais da Venezuela ficaram repletas de teorias — que a aeronave levava mercenários, que estava lá para escoltar Maduro ao exílio ou estava carregada de ouro.
Nenhuma das teorias se baseou em indícios concretos, mas a especulação febril é um termômetro do clima de incerteza no país, agora, em que Maduro sofre pressões internacionais sem precedentes para renunciar.
Foto: Reprodução/MSN Notícias