Bancos de dados continuam livres para manipular cadastro pessoal

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 20/02/2019 ร s 19:54 | Atualizado em: 20/02/2019 ร s 19:54

O plenรกrio da Cรขmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (20), por 271 votos a 143, a emenda do deputado Andrรฉ Figueiredo (PDT-CE) ao projeto sobre o cadastro positivo que proibia a comercializaรงรฃo dos bancos de dados desse cadastro. As informaรงรตes sรฃo da Agรชncia Cรขmara Notรญcias.

Os deputados analisam os destaques apresentados pelos partidos ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 441/17, que torna compulsรณria a entrada no cadastro positivo para todas as pessoas fรญsicas e jurรญdicas.

O cadastro positivo รฉ um serviรงo de banco de dados sobre informaรงรตes dos pagamentos em dia e de emprรฉstimos quitados.

Atualmente, o registro de dados sobre pessoas e empresas no banco de dados somente pode ocorrer a partir de uma autorizaรงรฃo expressa e assinada pelo cadastrado.

Alรฉm das empresas em geral com as quais as pessoas fazem transaรงรตes comerciais, tambรฉm passarรฃo a ser fontes de informaรงรตes para o cadastro positivo as instituiรงรตes financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

No momento, os deputados analisam destaque do PT que pretende excluir dispositivo do texto para restabelecer regra da lei atual prevendo o direito do cadastrado de saber previamente os destinatรกrios dos dados em caso de compartilhamento.

 

Foto: Luรญs Macedo/Cรขmara dos Deputados