Cartilha de Mirtes sobre direitos da mulher vira política nacional

PL Mirtes Salles

Israel Conte

Publicado em: 17/04/2019 às 12:53 | Atualizado em: 17/04/2019 às 12:54

Israel Conte, da redação

 

A “Cartilha da Mulher, conhecendo seus direitos”, idealizada pela vereadora Mirtes Salles (PR), será oficialmente impressa e distribuída pelo ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em nível nacional.

Em entrevista ao BNC nesta quarta-feira, dia 17, a vereadora disse que a ministra Damares Alves abraçou a publicação após folheá-la durante visita a Manaus, no último dia 28 de março.

“A ministra me disse que é uma determinação do presidente da República, que quando encontrasse boas ideias ao andar pelo país, que ela abraçasse essas ideias. E foi o que ela fez. Ela folheou a cartilha, gostou, e em vez de patrocinar aqui, resolveu transformar em política nacional”, disse a parlamentar.

Mirtes e Damares

Mirtes encontrou a ministra na semana passada em Brasília, onde assinou o termo de cessão da cartilha para que o ministério da Mulher edite e distribua a publicação em todo o Brasil.

A cartilha, que cabe no bolso, é uma compilação de todos os direitos da mulher, seja gestante, profissional, mãe, esposa.

 

Mulher empreendedora 

Mirtes disse ainda que está em articulação com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) para a liberação de um microcrédito à  mulheres vítimas de violência, para que se tornem independentes do agressor.

“Muitas mulheres voltam pra dentro de casa depois que denunciam o esposo, porque muitas não tem condições financeiras de sustentar a família.  Então, às vezes elas, acabam aguentando a humilhação, o espancamento porque é o homem que sustenta a casa. Precisamos contribuir para que isso cesse, e dar condições pra essas mulheres trabalharem. Com essa linha de microcrédito, a mulher poderá fazer algo e sustentar sua família”, disse a parlamentar.

Assista a entrevista completa em que a vereadora também aborda a polêmica da regulamentação dos serviços de transportes por aplicativos em Manaus e ainda sobre a busca pela reeleição em 2020.

https://www.facebook.com/bncplay/videos/2227816344200093/