Veja porquê Bolsonaro chamou manifestantes de “idiotas úteis”

Publicado em: 16/05/2019 às 16:38 | Atualizado em: 16/05/2019 às 16:38
Quando o presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiu contra-atacar as manifestações dessa quarta-feira, dia 15, em centenas de cidades brasileiras, ele se referiu a estudantes sem noção do que estava ou está acontecendo no país ou mesmo nesse dia de protestos. Bolsonaro, que estava em Dallas/Texas, nos Estados Unidos, reagiu aos manifestantes assim: “São idiotas úteis”, “massa de manobra”.
Reportagem produzida pela RedeTV!, em Tangará da Serra (MT), mostra que os estudantes entrevistados, que estavam em uma das praças da cidade, não sabiam porquê estavam lá (veja vídeo abaixo).
Mas estavam na praça porque foram orientados a fazer parte da manifestação, que contestava o contingenciamento orçamentário (bloqueio provisório) de verbas das universidades e dos institutos federais de educação. Mas para os manifestantes tratava-se de “corte” de verbas.
Ao saber que as ruas do país estavam tomadas por manifestantes comandados por entidades estudantis, centrais sindicais, sindicatos e partidos políticos, o presidente desabafou: “A maioria ali é militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar 7×8 para eles, não sabem. Se perguntar a fórmula da água não sabem. Não sabem nada, são uns idiotas úteis. Uns imbecis, que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõem o núcleo de muitas universidades federais do Brasil”.
A reação do presidente causou a contrarreação dos manifestantes.
Em determinado momento, do meio de um grupo de estudantes da USP Leste, enquanto se aproximavam do Masp vindos da Consolação, alguns desde grupo começaram a gritar “Bolsonaro, vai tomar no c…”. Mas logo foram repreendidos pelos próprios colegas. “Não, aqui não vai ter isso”.
E continuaram com gritos de “Reage USP”, “Luta” e “Resiste”.
“Ô, Bolsonaro, seu fascistinha, os estudantes vão botar você na linha” e “Livro sim, arma não” foram outros gritos dos estudantes, que se sentaram na avenida Paulista em um trecho próximo ao Masp, pedindo a atenção das pessoas ao redor.
Veja o vídeo com o repórter Izaias Zenére:
Foto: Reprodução/vídeo/ Neusino Pereira