Lewandowski exalta a ZFM como “verdadeira política de Estado”

Lewandowski título cidadão amazonense

Israel Conte

Publicado em: 17/05/2019 às 12:38 | Atualizado em: 17/05/2019 às 14:19

Em seu discurso, logo após receber o título de cidadão amazonense, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski  exaltou a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Disse que o modelo de desenvolvimento econômico do Amazonas é “grande e inteligente” e uma “verdadeira política de Estado”.

Lewandowski falou na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) na manhã desta sexta-feira, dia 17. O evento reuniu entre outras autoridades o governador Wilson Lima (PSC) e o senador Eduardo Braga (MDB).

O autor da proposta, presidente de Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), Josué Neto (PSD) elencou a defesa da Lei Ficha Limpa e do fim do nepotismo, a criação da audiência de custódia e do reconhecimento da constitucionalidade do modelo ZFM, como alguns dos feitos do ministro para entregar a mais alta comenda do legislativo.

“O maior significativo para nós amazonenses é o seu reconhecimento da constitucionalidade do modelo ZFM, principal fonte de sustento de 80 mil famílias”, disse Josué.

 

Leia mais 

Voto de empate à ZFM, Lewandowski ganha cidadania amazonense

 

O parlamentar referia-se ao voto de Lewandowski, divergente do relator, ministro Marco Aurélio no julgamento do Supremo, nos dias 24 e 25 de abril passado, em processo que ameaçava os polos de componentes e de concentrados da indústria da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Sua atitude abriu a vitória do modelo, que recebeu em seguida, os votos favoráveis de Celso de Mello e do presidente Dias Toffoli.

 

Felicidade do Amazonas

Na ALE-AM, Lewandowski usou a segunda parte do seu discurso para dar uma aula de cidadania e disse que como cidadão amazonense vai lutar pelo bem-estar e felicidade do povo da região.

“Não espero apenas usufruir dos direitos que esse nobre estado me concede. Lutarei pelo bem-estar e felicidade do povo do Amazonas nos limites da constituição e da lei”, destacou o ministro do STF.

O governador Wilson Lima disse que a comenda a Lewandowski é o “reconhecimento das decisões lúcidas e maduras em defesa do povo brasileiro […] em especial a recente decisão tomada a favor da Zona Franca de Manaus”.

 

Foto: Joel Arthus/ Repórter fotográfico/ cortesia