Em noite de São João, Garantido arrasta multidão em Parintins
Neuton Correa
Publicado em: 25/06/2019 às 06:28 | Atualizado em: 25/06/2019 às 06:28
Por Neuton Corrêa, da Redação
O boi-bumbá Garantido arrastou uma multidão pela ruas de Parintins, ontem à noite, para brincar São João.
A brincadeira mantém a tradição centenária do boi da baixa de São José, iniciada por seu fundador, Lindolfo Monteverde.
A festa começou no seu antigo curral com celebração religiosa, ganhou as ruas e encerrou na manhã desta terça-feira, dia 25, nas ruas do Centro.
Em busca do título que perdeu há dois anos, a galera do bumbá fez todo o trajeto embalada pelas toadas antigas do folguedo.
A batucada, os cantores e o boi branco se apresentaram na frente das casas, evoluindo ao redor das fogueiras, lembrando o que acontecia no início da festa há mais de cem anos.
Na cidade, o ambiente já é de grande festa.
No trânsito, já se nota o aumento de circulação e dos visitantes, que este ano chegaram mais cedo à cidade.
A disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso inicia na sexta-feira, dia 28, e se encerra no dia 30.
Foto: Alex Fideles