Raridade: Folha faz reportagem positiva sobre ZFM

Governo mantém benefícios da ZFM e áreas de livre comércio na reforma

Publicado em: 25/06/2019 às 07:04 | Atualizado em: 25/06/2019 às 07:04

A Folha de S.Paulo tratou com viés positivo, em sua edição impressa desta terça-feira, dia 25, uma reportagem de página dupla, na qual reporta o debate que promoveu ontem sobre a Zona Franca de Manaus, modelo de desenvolvimento econômico e social que tem atacado sistematicamente há anos.

A implicância do jornal com o projeto é por causa dos incentivos fiscais que o Amazonas recebe para estimular a produção industrial no estado.

A rara demonstração de boa vontade com a ZFM, por parte do jornal, começa com o título, que diz: “Zona Franca de Manaus compensa incentivos”, dizem debatedores.

No subtítulo, a publicação aprofunda:

“Maioria dos participantes do seminário se posiciona a favor da ampliação de benefícios aprovada pelo STF”.

“Segundo a advogada tributarista Flávia Holanda Gaeta, a decisão do Supremo ajuda a romper a bolha em que a zona franca operava anteriormente, na qual indústrias de fora não tinham incentivos para comprar insumos em Manaus.

‘Se a empresa não tivesse direito a crédito sobre o produto nas etapas subsequentes, seria mais vantajoso operar na indústria de São Paulo, porque não teria custo logístico e a empresa seria compensada em 100% dos tributos’, explicou a advogada”, diz um trecho da reportagem.

Leia matéria, na íntegra, na versão eletrônica.

 

Foto: BNC AMAZONAS