Papa Francisco fala em “mentalidade cega e destruidora” da Amazônia

Publicado em: 06/07/2019 às 12:54 | Atualizado em: 06/07/2019 às 13:04

O papa Francisco entrou na controvérsia da preservação ambiental da Amazônia. Ambientalistas travam uma batalha com o governo brasileiro sobre manter a preservação como está e a liberação de áreas preservadas para exploração das riquezas naturais.

O pontífice afirmou, neste sábado (6), em reportagem do jornalista Filipe Domingues, do G1, que a situação da Amazônia exemplifica problemas ambientais e sociais que estão acontecendo em diferentes partes do mundo: “uma mentalidade cega e destruidora que privilegia o lucro sobre a justiça”.

Segundo ele, “isso coloca em evidência o comportamento predatório com o qual o homem se relaciona com a natureza”. Francisco disse, ainda, que a situação da Amazônia e dos povos da região “é grave e não mais sustentável”.

A declaração está em uma mensagem enviada a participantes do 2º Fórum das Comunidades Laudato si’ (nome da encíclica de Francisco que trata de temas ambientais). O evento teve como tema “Planeta Amazônia” e foi realizado na cidade de Amatrice, na Itália.

Leia mais no G1.

 

Foto: Divulgação/Vatican News