Arena da Amazônia e outros sete estádios serão investigados

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 17/07/2019 às 20:40 | Atualizado em: 17/07/2019 às 20:40

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo para investigar um suposto cartel em obras de construção e reforma de oito instalações esportivas destinadas à Copa do Mundo de 2014. A Arena da Amazônia (foto) está na lista. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (17), pelo órgão de defesa da concorrência, e publicada no portal G1.

Segundo o Cade, a investigação começou com o acordo de leniência (espécie de delação premiada para empresas) com a construtora Andrade Gutierrez e executivos e ex-executivos da empreiteira.

No acordo a empresa apresentou informações e documentos que apontavam indícios de conluio entre concorrentes de licitações destinadas a obras em estádios de futebol para realização do mundial de futebol.

As empresas investigadas por suposta participação no cartel em licitações de estádio da Copa do Mundo de 2014 são: Andrade Gutierrez, Carioca Engenharia, Camargo Corrêa, OAS, Queiroz Galvão, Delta, Grupo Odebrecht e Via Engenharia, além de 36 pessoas físicas relacionadas à essas empresas. Leia mais no G1.

 

PGR contra Lula livre

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou, hoje (17), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), parecer contrário ao pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular a condenação no caso do triplex do Guarujá (SP).

O parecer foi assinado pelo subprocurador Nívio de Freitas Silva Filho. Lula está preso desde 7 de abril do ano passado, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, pela condenação no caso.

A defesa de Lula sustentou no STJ que as supostas conversas divulgadas pelo site The Intercept Brasil entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro revelariam que o julgamento de Lula não foi imparcial. Confira mais informações na Agência Brasil.

 

Demissão em massa no Faustão

A produção do programa “Domingão do Faustão” desligou 11 dançarinas do balé do Faustão. As demissões aconteceram após o encerramento do “Show dos Famosos” e às vésperas dos quadros “Ding Dong” e “Dança dos Famosos”.

Segundo o site msn, citando o blog do Chico Barney, a equipe de comunicação da Globo informou que o programa renova o quadro de bailarinas periodicamente, e isso é comum desde sua estreia. Uma lista de 11 nomes circula na internet, mas nada foi divulgado oficialmente pela produção do programa. Veja a reportagem na revista Cláudia.

 

CNH aos 16 anos

O senador Mecias de Jesus (PRB-RR) defendeu, nesta quarta-feira (17), em plenário, o projeto de lei (PL) 3.973/2019 de sua autoria que Altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) para permitir a emissão de licença para dirigir a partir dos 16 anos de idade.

A justificativa do parlamentar é de que os jovens de hoje sabem manejar com facilidade equipamentos de avançada tecnologia e possuem um apurado senso de responsabilidade quanto aos seus direitos e deveres, devendo, portanto, ter acesso à habilitação mais cedo do que no passado.

“Creio ser uma medida justa, pois cobra respeito às regras que regem a nossa organização social, concedendo crédito de confiança e respeito aos jovens do Brasil”, disse ele por meio da Agência Senado.

 

Izabella Camargo é barrada na Globo

Izabella Camargo não foi recebida pela Rede Globo nesta quarta (10), dia em que deveria ser reintegrada à emissora conforme decisão judicial.  Procurada para esclarecimentos, a Globo diz que não comenta “casos sob júdice”. Na última quinta (4), reportagem da revista Cláudia revelou que a Globo recebeu uma notificação judicial para recontratar Izabella. A jornalista foi demitida após sofrer com a síndrome de burnout, relacionada ao trabalho. Leia mais aqui.

 

Foto: Mauro Neto/Sejel