Amazonas Energia espera normalizar serviço até o final de semana

Neuto Segundo
Publicado em: 22/07/2019 às 15:10 | Atualizado em: 22/07/2019 às 15:12
A empresa Amazonas Energia espera que até o final desta semana o fornecimento de energia seja normalizado nos municípios de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus) e Manacapuru (a 84 quilômetros).
Os dois municípios tiveram o abastecimento de energia elétrica interrompido desde a última sexta-feira, dia 19, quando um dos cabos subaquáticos de 69 kv se rompeu.
A empresa apresentou, por meio de coletiva à imprensa, na manhã desta segunda-feira, dia 22, os serviços que estão sendo executados para normalizar o fornecimento de energia na Região Metropolitana de Manaus, como a logística emergencial, formada de grupos geradores operando em reativação de usina termelétrica (UTE) e reparos nos cabos subaquáticos.
Segundo o presidente Tarcísio Rosa, o ponto onde existe a possível falha está a 53 metros de profundidade do rio Negro. Ele lembrou que em fevereiro, cabos de energia foram roubados, provocando a interrupção de energia nos mesmos municípios.
Os diretores da empresa destacaram que mergulhadores foram contratados para localizar os cabos que transportam energia, na extensão paralela à ponte Phellipe Daou (rio Negro), para detectar os defeitos.
Ainda segundo Tarcísio Rosa, a usina de Iranduba, localizada na rodovia Manoel Urbano (AM-070), estava em processo de desativação e a Amazonas Energia resolveu contratar uma terceirizada para retomar os serviços nos municípios, independente do trabalho com os cabos.
Os 15 grupos geradores da usina termelétrica de Flores foram transferidos para a UTE Iranduba.
A Amazonas Energia espera até a próxima quinta-feira, disponibilizar mais 60MW a Iranduba e a Manacapuru para diminuir os impactos aos moradores das duas localidades.
A empresa estudará também, dentro das normas de regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os possíveis ressarcimentos aos prejuízos causados aos moradores.
Leia mais:
Tentativa de furto de cabo deixa Iranduba e Manacapuru sem luz
Ladrões que deixaram Iranduba e Manacapuru sem luz, sumiram no rio
Foto: BNC Amazonas