Novo modelo de RG chega a São Paulo, o nono estado a aderir

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 20/08/2019 às 17:28 | Atualizado em: 20/08/2019 às 17:28

O novo modelo de carteira de identidade começou a ser emitida, nesta terça-feira (20), no estado de São Paulo. Entre as mudanças no novo RG, segundo publicação do portal G1, estão a dimensão reduzida e novos dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação.

Outra novidade, destaca o portal, é que o novo modelo possibilita ao cidadão incluir informações de outros documentos como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, carteira nacional de habilitação, além de outros dados como indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo.

O cidadão também poderá optar por colocar o seu nome social no documento, sem a necessidade de alteração do registro civil.

Para aumentar a segurança, o novo modelo conta com um QR Code que serve para garantir a autenticidade do documento.

As mudanças na carteira de identidade seguem as regras dispostas pelo Decreto Federal nº 9.278/2018, que padroniza o documento nacionalmente.

Oito estados já aderiram ao novo formato: Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Aqueles que ainda não aderiram têm até março de 2020 para atender as normas da nova regulamentação.

Leia mais no G1.

 

Foto: ABr