“Amazônia não está em chamas, só há focos de fogo”, diz Onyx

Onyx

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 03/09/2019 às 13:37 | Atualizado em: 03/09/2019 às 13:37

Neuton Corrêa e Aguinaldo Rodrigues, da Redação

 

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), disse em Manaus nesta terça, dia 3, que a Amazônia não está em chamas, como alardeado pela imprensa internacional e parte da brasileira.

“O que há são focos de incêndio”, disse, que estão sendo combatidos com uma ação integrada dos governos federal e estaduais.

No Amazonas, segundo o governador Wilson Lima (PSC), já há uma redução de 24% nesses focos em relação a 2018.

Chefiando a comitiva do governo federal enviada à região Norte com a missão de debater medidas para conter queimadas e incêndios, que aumentam no forte verão amazônico, Lorenzoni fez reunião em Manaus com Wilson e os governadores de Roraima, Rondônia e Acre.

 

Leia mais

Wilson mostra a comitiva redução de queimadas no Amazonas

 

Forças Armadas e Fundo Amazônia

Ao final do encontro, o ministro da Casa Civil prometeu negociar com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), a permanência das equipes das Forças Armadas no Amazonas e demais estados por mais 30 dias, até o final de outubro.

Lorenzoni também falou que vai se empenhar sobre a liberação de recursos do Fundo Amazônia, como defende Wilson Lima e os demais governadores.

O ministro disse que vai fazer isso, mas disse que Bolsonaro não admite ingerência internacional sobre o fundo. “No Brasil, quem manda é Bolsonaro”, afirmou.

 

Foto: BNC Amazonas