Fieam quer inimigos da ZFM também produzindo no Amazonas

Neuton Correa

Publicado em: 26/09/2019 às 15:43 | Atualizado em: 26/09/2019 às 15:46

Neuton Corrêa, da Redação

 

Ao invés do confronto, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) quer que a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) instale um condomínio em Manaus e traga seus associados para também se beneficiarem dos incentivos da Zona Franca de Manaus.

O convite para que a associação conheça o modelo industrial do Amazonas foi feito nesta quinta-feira, dia 26, disse o presidente da Fieam, Antônio Silva, durante Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS).

A Afrebras, criada em 2005, tornou-se nos últimos anos uma das maiores vozes contra a ZFM, acusando, sem meias palavras, a Coca-Cola, a Ambev e a Heineken de se beneficiarem de bilhões de renúncias fiscais do governo federal, em detrimentos dos pequenos produtores.

Este ano, a entidade ampliou sua articulação contra a ZFM ao criar a Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil, cujo principal foco tem sido defender o fim dos incentivos fiscais dessas multinacionais.

“Como não conhecem, ficam fazendo críticas querendo, talvez, derrubar o modelo, que está mantido pela Constituição. Eles não vão conseguir”, disse Antonio Silva, que é integrante do conselho do Grupo Simões, responsável pela Coca-Cola no Amazonas.

Apesar do tom, ele ressaltou o que a Fieam pretende fazer:

“Nós não estamos querendo isso (confronto). Queremos, sim, que eles venham, conheçam o modelo em uma apresentação que nós vamos fazer com a Secretaria de Planejamento e a Suframa, para que possam trazer as fábricas deles com as mesmas prerrogativas das empresas de concentrados”, acrescentou.