Cheia: cidades do médio Solimões e baixo Amazonas são invadidas pelas águas

Publicado em: 04/04/2017 às 11:33 | Atualizado em: 04/04/2017 às 11:38
A Defesa Civil do Amazonas colocou hoje, dia 4, em “Alerta”, a região do baixo Amazonas e emitiu “Atenção” para o Médio Solimões. As categorias de desastre antecedem a situação de emergência e órgão vai enviar equipes para avaliação nas áreas.
“Estamos vivenciando o reflexo das mudanças climáticas, com chuvas acima do normal nesse primeiro trimestre de 2017 e nosso monitoramento indicou alteração nessas duas calhas, o que nos leva a adotar medidas preventivas, como o deslocamento de equipes para avaliação nos municípios em questão”, enfatizou o Secretário Adjunto do órgão Hermógenes Rabelo.
Os sete municípios do Baixo Amazonas (Parintins, Barreirinha, São Sebastião do Uatumã, Nhamundá, Urucará, Boa Vista do Ramos e Maués), que estavam em “Atenção”, evoluíram para Situação de Alerta, estágio que antecede a Situação de Emergência.
No Médio Solimões, que compreende os municípios de Coari, Fonte Boa, Uarini, Alvarães, Tefé, Jutaí, Codajás, Manacapuru, Iranduba, Anori, Anamã, Caapiranga e Manaquiri, devido à elevação do nível do rio, a Defesa Civil do Estado, colocou toda a calha em “Atenção”.
A emissão dos boletins de “Alerta” e “Atenção”, pelo órgão, cobra das prefeituras medidas preventivas e preparatórias para o enfrentamento de um evento extremo de enchente, tendo como principal ferramenta a possível execução dos Planos de Contingência dos municípios, que devem conter informações quanto ao número de possíveis afetados, principais necessidades, impacto sócio- econômico, bem como o acionamento dos principais órgãos setoriais, que atuarão no desastre.
*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação/ Defesa Civil