Falha na segurança afeta iPhones produzidos entre 2011 e 2017

Publicado em: 01/10/2019 às 10:03 | Atualizado em: 01/10/2019 às 10:03
Uma falha de hardware, ou seja, que não pode se resolvida com atualização de software, afeta a segurança de milhões de iPhones produzidos entre 2011 e 2017 , além de iPads, Apple Watches, iPods e Apple TVs .
A vulnerabilidade, que é permanente, foi divulgada pelo usuário do Twitter Axi0mX. Em entrevista à revista “Wired”, Axi0mX contou ter descoberto o problema por engenharia reversa e análise de uma correção do iOS 12 beta.
“Sério, é um trabalho impressionante”, analisou Will Strafach, conhecido por ter criado jailbreaks no passado. “Não dá para consertar isso em aparelhos antigos, porque ele roda a nível do ‘bootrom’. E não dá para atualizar o ‘bootrom'”, completou.
Técnica
A ferramenta para explorar a vulnerabilidade, batizada como “checkm8”, foi publicada na sexta-feira, dia 27, no site Github. Ela afeta todos os dispositivos Apple que utilizem chips do A5 para o A11, ou seja, do iPhone 4S ao iPhone X.
Leia mais
WhatsApp pede atualização de app após falha de segurança
O “checkm8” permite que hackers criem os chamados jailbreaks, softwares capazes de quebrar restições impostas pela Apple para acesso da raiz do iOS.
A técnica serve para usuários experientes instalarem aplicativos de fora da App Store, mas pode ser explorada por hackers para roubo de dados e outras fraudes.
Leia mais em O Globo.