Juiz condena ex-senador Lindbergh Farias a perda dos direitos polĂ­ticos

juiz, ex-senador, lindbergh, farias

Publicado em: 06/11/2019 Ă s 17:46 | Atualizado em: 06/11/2019 Ă s 17:46

O juiz Wilson Marcelo Kozlowski Junior, da 2ª Vara CĂ­vel de Nova Iguaçu (RJ), condenou o ex-senador e ex-prefeito do municĂ­pio fluminense Lindbergh Farias (PT) a suspensĂ£o dos direitos polĂ­ticos por cinco anos. A condenaĂ§Ă£o se deu na segunda-feira (4), por improbidade administrativa. As informações sĂ£o da Folha.

Ă€ decisĂ£o cabe recurso e a penalidade sĂ³ passa a valer com o trĂ¢nsito em julgado – ou seja, com o fim da possibilidade de recursos por parte do rĂ©u.

Segundo o levantamento da Folha, a aĂ§Ă£o civil pĂºblica foi movida pelo MinistĂ©rio PĂºblico porque o entĂ£o prefeito distribuiu a moradores de Nova Iguaçu, no primeiro semestre de 2008, caixas de remĂ©dio com a impressĂ£o de um sol estilizado, logotipo de sua gestĂ£o, em vez do brasĂ£o oficial do municĂ­pio.

Na ocasiĂ£o, prossegue a Folha, Lindbergh (foto) era candidato Ă  reeleiĂ§Ă£o. Ele foi prefeito da cidade de 2005 a 2010, quando foi eleito senador.

O juiz Wilson Marcelo Kozlowski Junior concordou que o uso do sĂ­mbolo caracterizou a promoĂ§Ă£o pessoal.

A reportagem tentou contato com a defesa do petista, mas nĂ£o obteve retorno atĂ© a publicaĂ§Ă£o deste texto.

Leia mais na Folha

 

Foto: Marcos Oliveira/AgĂªncia Senado/arquivo