‘Corubão’ é investigado por viagens internacionais com dinheiro público

Curubão, prefeito de São Gabriel

Neuto Segundo

Publicado em: 13/11/2019 às 08:49 | Atualizado em: 13/11/2019 às 08:49

O prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis “Corubão” Saldanha (PT), é investigado em dois inquéritos do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por improbidade administrativa. Viagens internacionais aos Estados Unidos e Austrália com dinheiro público do município e uso irregular de veículos da prefeitura são as principais denúncias.

Os inquéritos foram abertos pela Promotoria de Justiça de São Gabriel da Cachoeira, município amazonense a 852 quilômetros da capital Manaus, nesta segunda, dia 11.

Segundo o titular da promotoria, Paulo Alexander Beriba, veículos oficiais são usados por servidores e familiares de Clóvis Corubão para interesses particulares.

Além de dano aos cofres públicos, há suspeita de “enriquecimento ilícito dos envolvidos e violação aos princípios da administração pública”, disse Beriba.

 

Leia mais

 

MP investiga licitação do transporte escolar em São Gabriel da Cachoeira

 

Viagens internacionais

 

Uma comitiva, com o prefeito à frente, viajou para os Estados Unidos nos dias 5 e 6 deste mês. O pagamento das passagens foi com dinheiro de São Gabriel da Cachoeira para um evento sobre saúde. Outra viagem foi para a Austrália.

A Organização Pan-Americana da Saúde deu apenas uma passagem aérea, mas Clóvis Corubão levou uma equipe inteira. Ele comprou passagens em seu nome em uma agência de viagem, o que está sendo investigado em inquérito.

Além disso, o promotor do MP-AM no município pediu que a Organização Pan-Americana da Saúde informe se houve outros convites, além do prefeito, e o pagamento de que despesas.

O presidente da Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira também foi acionado. Beriba quer ver a lei municipal que prevê o custeio de viagens nacionais e internacionais do prefeito.

Também pede o relatório oficial da viagem realizada a Washington, a capital federal dos Estados Unidos e à Austrália.

 

Leia mais

 

Doze vereadores são presos por inventar participação em evento

 

 

Veículos oficiais, assuntos privados

 

Outra denúncia que levou Corubão a ser investigado por improbidade administrativa é sobre o uso irregular de veículos da prefeitura.

Para apurar se familiares do prefeito, além de servidores da prefeitura, vêm usando carros oficiais para interesses particulares, o promotor quer informações da Secretaria de Administração.

No prazo de 15 dias, improrrogáveis, a prefeitura deve informar a relação de veículos a serviço do município e quem os utiliza.

 

Fonte: MP-AM

 

Foto: BNC