Nestlé premia escola de Manaus por práticas saudáveis na alimentação

Escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa

Mariane Veiga

Publicado em: 15/11/2019 às 08:20 | Atualizado em: 15/11/2019 às 08:20

A escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul, recebeu mais um prêmio nacional, desta vez da Fundação Nestlé Brasil, por meio do programa Crianças mais Saudáveis.

Para a Prefeitura de Manaus, foi um reconhecimento ao programa Educação Alimentar, Hidratação e Atividade Física é igual a Benefícios para Aprendizagem, implantado na rede pública.

Pela conquista, a escola recebeu prêmio de R$ 35 mil para investir em práticas saudáveis, não só de alimentação, mas de hábitos alimentares.

Nesta quinta-feira, dia 14, representantes da Fundação Nestlé, juntamente com a subsecretária de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo, visitaram as instalações da unidade.

Algumas das benfeitorias realizadas pela unidade de ensino foram a revitalização e ampliação da horta escolar, a criação de um jardim sensorial, um espaço de descanso e meditação, além da construção de uma cozinha experimental, onde as crianças fazem a comida nutritiva, com utilização de plantas alimentícias não convencionais.

 

Pela saúde, pela educação

O objetivo do projeto é motivar mudanças de hábitos alimentares, reduzir o risco de doenças e melhorar o desempenho dos alunos nas atividades escolares, por meio do preparo dos alimentos e aulas de karatê.

Além disso, o projeto prevê ações que serão trabalhadas de forma transdisciplinar, como o resgate de brincadeiras tradicionais, estudo dos alimentos, manipulação de horta e jardim sensorial com plantas medicinais e ainda a doação de mudas e orientações para a comunidade do entorno.

Euzeni disse que a conquista da escola Sérgio Pessoa só foi possível por conta da dedicação da equipe escolar e do engajamento da comunidade em relação às atividades realizadas por professores e alunos.

Os resultados do projeto, de acordo com a gestora da unidade, Regeane Benevides, são a redução do desperdício alimentar, de 87% para 43% em dois meses, crianças mais saudáveis e cuidadosas.

 

Equipe da escola Sérgio Alfredo Pessoa

 

“Nós estamos acompanhando os indicadores, controlando o desperdício de alimentos e a questão da horta. Hoje nós temos alunos que comem alimentos que não comiam, porque eles manipulam os alimentos e se interessam agora”, disse.

 

Premiação

Em seu segundo ano consecutivo, o prêmio Crianças Mais Saudáveis atua para promover a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas nas escolas públicas, e fazer diferença na vida de estudantes e de suas famílias.

Em 2019, a iniciativa da Fundação Nestlé Brasil recebeu 883 inscrições e 446 projetos oriundos de 26 estados brasileiros, e a escola municipal Sérgio Pessoa foi uma das dez iniciativas selecionadas.

O representante da Fundação Nestlé, Fábio Stefanini, disse estar impressionado com a unidade de ensino, que já apresentava uma estrutura muito boa e um grupo bastante dedicado.

“Eu fiquei muito feliz com a escola porque ela já tem uma infraestrutura, direção e coordenação pedagógica com uma visão inovadora, as salas de aula já têm os seus ateliês, um avanço bastante interessante. Fizeram várias melhorias em relação à questão de qualidade de vida dentro da escola”.

Segundo ele, a fundação dá apoio técnico e pedagógico, com reuniões semanais para implementar o projeto com sucesso.

 

Leia mais

Escola da zona Norte de Manaus dá economia de R$ 10 mil à prefeitura

 

 

 

 

Fotos: Cleomir Santos/Semcom