Suframa destaca crescimento da indústria da ZFM na abertura da FesPIM

Suframa FesPIM

Mariane Veiga

Publicado em: 27/11/2019 às 17:22 | Atualizado em: 28/11/2019 às 10:09

Durante a abertura da 1ª Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes Júnior, apresentou números do crescimento da indústria do Amazonas nos últimos meses.

A apresentação foi diante do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que visitou a feira na sua segunda viagem oficial ao Amazonas.

Menezes Júnior afirmou que a indústria da ZFM apresentou até agosto deste ano um crescimento de 7,53% em relação a igual período do ano passado, o que segundo ele é o maior crescimento nos últimos seis anos.

Segundo o superintendente, em setembro o polo industrial amazonense apresentou crescimento de 17%, segundo dados da Receita Federal. Afirmou que em outubro o PIM alcançou 80% da sua capacidade total instalada.

Para dezembro, ele projeta que as empresas da ZFM vão criar pelo menos 9 mil novos postos e faturamento recorde de vendas.

“Isso [se] reflete diretamente na manutenção de quase 90 mil empregos diretos e 360 mil indiretos, o que representa 20% da população manauara e a importância desta feira que é o único modelo econômico constitucional do país”, disse.

Ele disse ainda que o “modelo [ZFM] representa a fonte de riqueza local e a demonstração de que o desenvolvimento e a tecnologia podem andar lado a lado para a preservação da floresta”.

 

ZFM e a proteção da floresta

O presidente do Instituto de Inteligência Socioambiental e Estratégica da Amazônia (Instituto Piatam), Alexandre Rivas, afirmou que o polo industrial da ZFM é o maior projeto de proteção de floresta tropical.

“A Zona Franca [de Manaus] é um dos melhores ambientes de negócios da economia nacional para gerar investimentos, oportunidades de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida do nosso povo. É preciso migrarmos para a bioeconomia”, disse.

 

Abertura prestigiada

Além do presidente da República, prestigiaram a abertura da FesPIM os governadores do Amazonas, Wilson Lima (PSC), de Roraima, Antônio Denarium (PSL), e do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), e os presidentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Yedo Simões, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, e deputados federais, estaduais e vereadores da capital.

 

Leia mais

Parceria do CBA e órgãos apresenta projetos de bioeconomia na FesPIM

 

 

 

Foto: Divulgação/Suframa