Adaf certifica primeiro abatedouro de jacaré no Amazonas

Mariane Veiga

Publicado em: 03/12/2019 às 12:07 | Atualizado em: 03/12/2019 às 12:07

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) certificou, no último domingo, dia 1º, no município de Uarini (a 565 quilômetros de Manaus) o primeiro estabelecimento de abate e entreposto de pescado para a comercialização de jacaré-açu e jacaretinga. A Empresa tem a autorização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

O estabelecimento terá a capacidade de produzir mais de 200 quilos de carne de jacaré, o equivalente ao abate de 30 jacarés por dia. A estimativa é que sejam empregados aproximadamente 54 funcionários, que atuarão na produção e administração técnica das atividades de captura e no processamento de crocodilianos.

 

Leia também

Agência na Compensa é autuada pelo Procon-AM em fiscalização da Lei das Filas

O Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou uma agência do Banco do Brasil no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, nesta segunda-feira, dia 2, por descumprimento à Lei das Filas. Segundo a equipe de fiscalização, foi registrada no local retenção de consumidores em fila de triagem, sem distribuição de senhas para aqueles que iriam para o setor de caixas.

Com a medida, a agência infringiu os artigos 2º e 14 da Lei Estadual 139/2013 – a Lei das Filas. O valor da autuação a agências que desrespeitam a legislação pode chegar até R$ 150 mil.

 

FCecon volta a oferecer serviço de radioterapia interna

Foto: Luís Mansueto/FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) voltou a oferecer, na última quarta-feira, dia 27, o serviço de braquiterapia (radioterapia interna em que o material radioativo é colocado dentro ou próximo à área a ser tratada) na própria sede.  O tratamento estava sendo oferecido por uma clínica particular conveniada desde março de 2018.

O serviço aumenta o atendimento de mulheres portadoras de câncer de colo uterino. A doença é considerada a de maior incidência no estado entre o sexo feminino, dentre todos os tipos de câncer. A expectativa é que sejam atendidas, semanalmente, 50 mulheres.

 

 

 

Foto: Divulgação/Adaf