Amazonprev terá que elevar contribuição de 11% para 14% até julho

Publicado em: 05/12/2019 às 07:11 | Atualizado em: 05/12/2019 às 08:03
Neuton Corrêa, da Redação
Um assunto que vai doer no bolso dos servidores públicos do estado e que também custará caro politicamente ao governador Wilson Lima (PSC) terá que ser enfrentado no primeiro semestre do ano que vem.
A Previdência do Estado do Amazonas (Amazonprev) será obrigada a elevar o desconto da contribuição previdenciária dos servidores dos atuais 11% para 14%.
E, se não fizer até o dia 31 de julho, o governo do Amazonas poderá perder o certificado de regularidade previdenciária e ficar sem repasses voluntários da União e ainda ser proibidos de realizar operações de crédito.
A informação foi publicada nesta quinta-feira, dia 5, pelo jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com o impresso, sem prazo, o aumento da contribuição já estava previsto na reforma da Previdência do governo Bolsonaro, promulgada em novembro pelo Congresso.
Entretanto, ontem, o governo federal publicou uma portaria estabelecendo o último dia de julho para que os entes federados reformem suas previdências.
Na semana passada, quando esteve no Amazonas, o presidente Jair Bolsonaro provou o governador Wilson Lima sobre o assunto.
Na ocasião, ele disse: “Ou faz a reforma, ou o estado vai quebrar”.
Estados já fazem reformas previdenciárias
Ainda segundo a Folha, alguns estados já estão reformando suas previdências. É o caso do Acre, Espírito Santo, Maranhão e São Paulo.
A reforma de SP está sendo discutida com grande polêmica, o que pode ocorrer no Amazonas também.
Na assembleia legislativa paulista deputados promoveram um empurra-empurra que suspendeu as discussões.
Foto: Divulgação/Amazonprev