Moro é eleito uma das 50 personalidades da década pelo Financial Times

O jornal britânico lembra que Moro se tornou ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro, "uma mudança política que lançou dúvida sobre sua independência como juiz".

moro, personalidade, financial, times

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 24/12/2019 às 14:54 | Atualizado em: 24/12/2019 às 15:11

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro foi, eleito pelo jornal britânico Financial Times como uma das 50 personalidades que moldaram os anos 2010 ao redor do mundo.

A reportagem, publicada na Folha, diz que o ex-juiz federal foi “ponta de lança de uma investigação de corrupção que balançou o establishment político da América Latina”, citando como desdobramentos a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o envolvimento de quatro presidentes do Peru.

O jornal britânico lembra que Moro se tornou ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro, “uma mudança política que lançou dúvida sobre sua independência como juiz, mas que pode prepará-lo para uma corrida presidencial”.

Outros atores políticos selecionados pela lista do Financial Times foram chefes de Estado como Emmanuel Macron, Angela Merkel e Vladimir Putin, ex-presidentes como Barack Obama, ativistas como Malala Yousafzai, economistas como Thomas Piketty e o políticos como Nigel Farage, um dos principais defensores do brexit.

Na lista correlata das grandes personalidades da década passada, o jornal incluiu o ex-presidente Lula, hoje condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em dois processos que aguardam o transitado em julgado para que ele seja recolhido à prisão.

Leia mais na Folha

 

Foto: José Cruz/ABr