TSE chama concorrentes de licitação para corrigir falhas em urnas

A decisão da Corte Eleitoral, publicada foi tomada em uma sessão extraordinária convocada em plenas férias dos ministros, às pressas, por causa das eleições deste ano.

tse, concorrentes, falhas, urnas

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 09/01/2020 às 10:00 | Atualizado em: 09/01/2020 às 01:48

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, na tarde desta quarta-feira, 8, dar uma nova chance para que as duas empresas concorrentes de uma milionária licitação para a compra de novas urnas eletrônicas (a serem utilizadas nas eleições municipais de 2020) corrijam as falhas apresentadas até o momento.

A decisão da Corte Eleitoral, publicada no Jornal de Brasília, foi tomada em uma sessão extraordinária convocada em plenas férias dos ministros, às pressas, em que os magistrados mantiveram a desclassificação do consórcio liderado pela Smartmatic.

A outra concorrente da licitação, a Positivo, segundo postagem do JBr, já havia sido desclassificada anteriormente pelo TSE.

Dessa forma, o tribunal decidiu, na tarde de ontem, não abrir uma nova licitação, mas voltar à fase anterior da mesma disputa, permitindo que as mesmas empresas que haviam sido desclassificadas se adaptem novamente – dentro de um prazo de oito dias – às exigências do edital.

Conforme informou o jornal O Estado de S. Paulo, na terça-feira, 7, o TSE corre contra o tempo para garantir a compra de novas urnas para o pleito deste ano.

As duas empresas que se inscreveram no certame (a Positivo e um consórcio formado pela Smartmatic e Diebold) foram desclassificadas por não atenderem aos requisitos técnicos exigidos.

“Ambas as licitantes, em correção às falhas detectadas, poderão reapresentar os respectivos projetos”, disse o ministro Tarcísio Vieira.

O atraso na definição de quem vai fabricar as novas urnas fez o TSE mudar todo o cronograma da licitação.

A entrega de todas as urnas, prevista para ocorrer inicialmente em 14 de agosto, deve ser estendida para 31 de agosto, de acordo com o secretário de tecnologia da informação do TSE Giuseppe Janino (foto).

As eleições municipais estão marcadas para 4 de outubro.

Leia mais no Jornal de Brasília

 

Foto: Reprodução/megacurioso.com.br