Documentário sobre impeachment de Dilma concorre ao Oscar
"Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme", diz Petra Costa, diretora do filme.

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 13/01/2020 às 14:43 | Atualizado em: 13/01/2020 às 14:46
A história do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) será exibida em Hollywood para avaliação dos especialistas em cinema. “Democracia em Vertigem” concorre ao Oscar/2020 de melhor documentário longa-metragem.
A publicação da Folha de S. Paulo diz que o filme brasileiro é dirigido pela cineasta mineira Petra Costa (foto), e que a produção da Netflix acompanha o impeachment de Dilma Rousseff a partir de uma visão particular da diretora.
“Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes”, disse a cineasta na publicação do G1.
A estatueta será entregue em cerimônia no dia 9 de fevereiro.
O longa chegou à plataforma de streaming em junho.
Nos Estados Unidos, o filme também foi exibido em salas de cinema, requisito para concorrer ao Oscar.
Estão no documentário brasileiro, segundo a Folha, imagens de impacto dos protestos de junho de 2013; do impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016; da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2018; e da vitória de Jair Bolsonaro na disputa para o Palácio do Planalto, também em 2018.
Foto: Reprodução/Instagram