Bolsonaro diz que não irá se esforçar para evitar deportação de brasileiros
É a primeira vez que o Brasil apoia a deportação em massa de brasileiros

Mariane Veiga
Publicado em: 25/01/2020 às 17:19 | Atualizado em: 25/01/2020 às 17:19
O presidente Jair Bolsonaro comentou neste sábado a autorização dada pelo Brasil para que os EUA executem a deportação brasileiros que tentaram entrar sem documentos no país.
Bolsonaro, que está em visita de três dias à Índia, indicou que entende a política americana e que não irá se esforçar para evitar as deportações de brasileiros que tentam entrar de forma irregular nos EUA.
A publicação de O Globo ressalta que essa é a primeira vez em que o governo brasileiro acena uma permissão de seguir em frente com um projeto de deportação em massa de brasileiros, segundo diplomatas, indicando a mudança de diretriz implementada por Bolsonaro, que se orgulha de manter relações próximas com o presidente americano, Donald Trump.
“O que eu falar aqui vai dar polêmica: eu acho que qualquer país, as suas leis têm que ser respeitadas. Qualquer país do mundo onde pessoas estão lá de forma clandestina é um direito daquele chefe de Estado, usando da lei, devolver esses nacionais”, afirmou.
Questionado se o governo ajudaria países estrangeiros a identificar brasileiros que estão em situação irregular, Bolsonaro disse que não, “quem tem que identificar é o país de destino”.
O presidente também voltou a criticar a Lei de Migração sancionada em 2017, em substituição ao antigo Estatuto do Estrangeiro, que havia sido estabelecido durante a ditadura militar.
Leia em O Globo.
Leia mais
EUA deportam dezenas de brasileiros neste fim de semana
Foto: Alan Santos/Presidência da República