A pedido de Bolsonaro, ministro cancela vinda a Manaus para tratar do coronavírus

A pedido de Bolsonaro, Mandetta participará da reunião do comitê da OMS após decreto de emergência global por surto de coronavírus

Israel Conte

Publicado em: 30/01/2020 às 20:53 | Atualizado em: 30/01/2020 às 21:07

Israel Conte, da redação

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta cancelou a agenda programada para Manaus nesta sexta-feira, dia 31.

A pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Mandetta participará da reunião do comitê da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Brasília, para tratar do coronavírus.

Hoje, a OMS decretou situação emergência sanitária global após identificação de 8,2 mil casos na China, com 171 vítimas fatais. Outros 98 casos em 18 países estão sendo monitorados. No Brasil, são 9 os casos suspeitos.

Em Manaus, o ministro Mandetta entregaria junto com o governador Wilson Lima (PSC) os novos equipamentos de radioterapia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Um deles, o acelerador linear, zera a fila de radioterapia.

 

Em alerta

O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus estão em alerta para um possível enfrentamento do coronavírus.

O governador Wilson Lima determinou alerta máximo para as síndromes gripais na rede estadual de saúde e anunciou a a implantação do Comitê Estadual de Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios.

O prefeito Arthur Neto (PSDB) preparou, via Semsa, as Unidades Básicas de Saúde para prestar o atendimento adequado a pacientes. Uma campanha para conscientizar a população sobre os sintomas e medidas de prevenção da doença já está sendo veiculada na mídia.

 

Foto: Marcos Corrêa/PR