“Bolsonaro traiu Manaus”, diz João Pedro, pré-candidato a vereador
Por Neuton Corrêa, da Redação | João Pedro criticou Bolsonaro ao defender Lula, em entrevista que concedeu nesta terça-feira, dia 4, ao BNC AMAZONAS

Publicado em: 05/02/2020 às 04:05 | Atualizado em: 05/02/2020 às 05:13
Provocado por internauta a defender que o ex-presidente Lula não dispute mais eleição à Presidência da República, o ex-senador João Pedro (PT) replicou:
“O Lula é respeitado mundialmente por sua experiência, conhecimento e sensatez. O Brasil não pode abrir mão da experiência política do Lula”, disse, acrescentando:
“O Bolsonaro traiu Manaus e é por isso que a Zona Franca de Manaus está ameaçada. Ele é o candidato do mercado financeiro e atende os ricos do mundo. Por isso, precisamos do Lula, para reconstruir o Brasil para os brasileiros de baixo”, sustentou.
João Pedro falou isso em entrevista que concedeu nesta terça-feira, dia 4, em entrevista ao BNC AMAZONAS, para anunciar sua pré-candidatura a vereador de Manaus nas eleições deste ano.
Retomada de espaços
A disputa por vaga no parlamento municipal, após ter sido deputado estadual e senador da República é tratada por ele uma rearticulação da esquerda para se reposicionar frente ao avanço da direita no País.
“A direita está organizada, a ultradireita está organizada, está organizando partidos. Está aí com suas ideias. Eu pertenço a um partido que tem compromisso com a democracia, com os direitos individuais. Vamos fazer uma eleição na conjuntura do presidente Bolsonaro, de seus filhos. É um dever nosso, de esquerdo”, analisou.
O ex-senador defende a união da esquerda e a retomada de espaços que já ocupou antes da ascensão do PT ao poder em 2002, com a eleição de Lula.
“A esquerda tem que se unir, disputar e retomar espaços com pessoas comprometidas com os povos indígenas, com a cultura, com as mulheres. Precisamos ter uma pauta humana”, disse ele.
Manaus, capital da Amazônia
Como candidato a vereador de Manaus, João Pedro defendeu a ideia de transformar a cidade no centro das decisões globais sobre o meio ambiente.
“Essa é uma cidade verdadeiramente capaz de pautar o tema meio ambiente, de chamar a ONU pra vir para Manaus. A cidade tem que ser uma referência mundial, porque é aqui que tem agua doce, tem floresta e uma história como a dos povos indígenas e um conjunto de pessoas de todo o Brasil. Isso dá uma sinergia à região. Precisamos pautar uma Câmara mais vibrante, porque a Câmara está muito morna”, criticou.
Como sede dos debates sobre o meio ambiente, acrescentou o petista, numa estratégia global, é possível, com esse discurso, reforçar a articulação do Amazonas pela manutenção da Zona Franca de Manaus.
“Temo que sair da pauta do emprego e pautar isso numa estratégia global e não numa coisa pequena como quem vai para Brasília com o pires na mão”.
PT sem prévias
Na entrevista ao BNC AMAZONAS, João Pedro ainda defendeu que seu partido evite prévias para a escolha de seu candidato a prefeito este ano e que o nome do deputado José Ricardo seja confirmado em acordo político.
Para ele, desde 2017, quando o parlamentar disputou o governo do Estado, e 2018, quando saiu como o mais votado da bancada do Amazonas à Câmara dos Deputados, Zé Ricardo vem se fortalecendo à disputa de 2020.
Foto: BNC AMAZONAS