ALE-AM lança campanha de reciclagem do óleo de cozinha

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 24/04/2017 às 18:46 | Atualizado em: 24/04/2017 às 18:46
O descarte adequado do óleo de cozinha para não prejudicar o meio ambiente é o foco da segunda fase da campanha Recicla ALE-AM, lançada hoje, dia 24, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, David Almeida (PSD).
Segundo Almeida, o objetivo é a conscientização de todos os que trabalham na ALE-AM por meio de ações que levem à preservação da natureza.
Para a campanha, batizada de “Recóleo”, um posto de coleta do óleo já usado foi montado no hall de entrada da sede do poder. O recolhimento será feito até o dia 26 de maio, e o montante será destinado à Associação de Catadores Nova Recicla.
Almeida conclamou que os servidores se empenhem na campanha para dar o bom exemplo. Em 2015 a ALE-AM aprovou um projeto de lei sobre a destinação correta do produto.
“Cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, então, se nós fizermos a nossa parte com a destinação correta do óleo vegetal, sem dúvida alguma contribuiremos e estaremos fazendo a nossa parte para um mundo melhor”, disse o presidente.
A iniciativa do presidente da ALE-AM foi elogiada pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Luiz Castro (Rede).
“Eu apoio essa iniciativa e torço para que outros gestores em outras esferas façam o mesmo … Quando o poder público se tornar exemplar, vai exercer uma influência sobre a sociedade. Estamos indo no caminho certo”, disse Castro.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo (Abiove), o Brasil produz mais de 3 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Só 10% são destinados corretamente.
Fotos: Divulgação/ALE-AM