Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Portos, aeroportos e divisas estaduais devem ficar abertos

Ministério da Infraestrutura voltou a afirmar que não há nenhuma recomendação para o fechamento de fronteiras dentro do território nacional

Portos, aeroportos e divisas estaduais devem ficar abertos

Da Redação do *BNC Amazonas* em Brasília

Publicado em: 21/03/2020 às 15:01 | Atualizado em: 21/03/2020 às 15:04

Para impedir a disseminação do novo coronavírus, o governo brasileiro determinou, nos últimos dois dias, o fechamento das fronteiras terrestres com os países vizinhos da América do Sul e impediu a entrada de estrangeiros de quase 30 países.

No entanto, o Ministério da Infraestrutura voltou a afirmar nesta sexta-feira, 20, que não há nenhuma recomendação para o fechamento dos portos, aeroportos e do transporte terrestre dentro do território nacional.

“Não há, no momento, recomendação para fechar aeroportos; já no setor rodoviário, a única medida de suspensão é para o transporte internacional de passageiros”, disse o Ministério da Infraestrutura.

 

Leia mais

 

Deputado sugere que governo apoie eventos online durante o coronavírus

Devido a rumores, diferentes agências reguladoras também se manifestaram.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou um esclarecimento, afirmando que a decisão sobre fechamento de aeroporto é de competência da União, e que não há, neste momento, nenhuma recomendação neste sentido.

“Vale esclarecer, ainda, que a interdição de um aeroporto não é uma conduta indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste momento e pode prejudicar de forma irresponsável o deslocamento de pessoas, profissionais de saúde, vacinas, órgãos para transplante e até insumos para medicamentos para os estados brasileiros”, diz a nota da Anac.

Portos devem permanecer em operação

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) também disse que não há determinação para o fechamento de portos no país e que os portos públicos, mesmo aqueles que foram delegados a estados e municípios, privados e demais instalações portuárias, assim como as atividades de transporte aquaviário interestadual e internacional, permanecem em operação no país.

A agência disse que determinou às empresas que atendam às medidas de contenção da propagação do novo coronavírus e que o fechamento dos portos também não é indicado pela Anvisa.

“A completa suspensão desse serviço poderia prejudicar o acesso ao atendimento médico, o deslocamento de profissionais de saúde, o fornecimento de vacinas, de insumos e de medicamentos para os estados brasileiros”, disse a Antaq.

Divisas entre estados não podem ser fechadas

Já em relação ao transporte terrestre, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que não há determinação para o fechamento de divisas entre os Estados como medida de reação à pandemia do novo Coronavírus e que o transporte interestadual de passageiros continua em operação. A exceção fica para o transporte internacional.

A manifestação da ANTT veio após o decreto do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que determinava o isolamento do estado por 15 dias para evitar o aumento da circulação do novo coronavírus,

“Pela contingência que o país está atravessando, a agência flexibilizou a redução da frequência de horários, e suspendeu apenas o transporte internacional de passageiros, além de determinar que as empresas de transporte de passageiros façam o protocolo estabelecido de higienização dos veículos”, diz a nota Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

*Com informações da Anac, Antaq e ANTT

 

Foto: Bruno Batista/VPR