Sequestros de dados na Internet em nome do coronavírus 

Espalhar vĂ­rus em equipamentos eletrĂ´nicos Ă© um dos primeiros passos para sequestros de dados.

sequestros, dados, internet, coronavirus

Publicado em: 24/03/2020 Ă s 14:39 | Atualizado em: 24/03/2020 Ă s 14:39

Sequestros de dados pessoais começaram a acontecer na Internet em nome do coronavĂ­rus. Criminosamente, os ciberpiratas se aproveitam da pandemia do novo vĂ­rus para aplicar golpes. Primeiramente, estĂ¡ acontecendo no Rio Grande do Sul.

Entre as modalidades, estĂ¡ a prĂ¡tica de espalhar vĂ­rus em equipamentos eletrĂ´nicos. Em seguida, extraĂ­am dados dos usuĂ¡rios e atĂ© extorquiam dinheiro de vĂ­timas com falsa ajuda do governo. 

Reportagem do G1 mostra que em uma das ações, as pessoas sĂ£o levadas a informar os nĂºmeros do cartĂ£o de crĂ©dito para realizar um exame que supostamente detectaria o coronavĂ­rus.

Em outro golpe, as vítimas teriam de clicar no que seria um mapa da doença pelo mundo, mas quem clica pode ter o celular bloqueado. 

Os aplicativos sĂ£o criados com base em informações da OrganizaĂ§Ă£o Mundial da SaĂºde (OMS) e disponibilizados em lojas de aplicativos. Segundo o especialista em crimes virtuais Ronaldo Prass, os falsĂ¡rios pedem dinheiro para liberar o aparelho. 

“Quando o usuĂ¡rio baixa o aplicativo, precisa liberar algumas permissões para que funcione. Na verdade, elas farĂ£o com que o aplicativo criptografe a memĂ³ria do celular. Ou seja, vai embaralhar digitalmente, e os criminosos vĂ£o usar esses dados para obter dinheiro para liberar essas informações”, explica. 

 Leia mais no G1 

 

Foto: ReproduĂ§Ă£o/CBSI