Mapa de Bolsonaro não vê riqueza de nióbio do Amazonas

A região dos seis lagos em São Gabriel da Cachoeira tem reservas de nióbio de 2,8 bilhões de toneladas, mas Bolsonaro disse desconhecer a informação

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 07/05/2017 às 13:13 | Atualizado em: 03/11/2020 às 06:09

A maior jazida inexplorada de nióbio do Brasil, segundo o Serviço Geológico Brasileiro, guardada na reserva indígena e ambiental do Morro dos Seis Lagos, no município de São Gabriel da Cachoeira, no norte do Amazonas, não é vista assim por um pré-candidato a presidente da República em 2018.

No mapa do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que vem aparecendo bem nas pesquisas preliminares de intenção de votos, essa riqueza está no vizinho estado de Roraima.

Para a Folha, que publica matéria de Lucas Vettorazzo neste domingo, dia 7, Bolsonaro está usando um mapa dos anos 70, ainda da gestão dos militares.

A região dos seis lagos em São Gabriel da Cachoeira tem reservas de nióbio de 2,8 bilhões de toneladas, mas Bolsonaro disse desconhecer a informação.

Ele ataca demarcações de terras indígenas e defende a exploração do nióbio, produto que o Brasil tem 98% das reservas comercializáveis no mundo.

Leia mais na Folha.

 

Foto: Reprodução/Patricia Halker