Átila, Bosco, Marcelo e José Ricardo são vítimas de fake news
Marcelo criticou os colegas Delegado Pablo e Capitão Aberto Neto, que levantam bandeira contra o fundo eleitoral

Por Iram Alfaia, de Brasília
Publicado em: 06/04/2020 às 21:49 | Atualizado em: 06/04/2020 às 21:49
Circulou uma mensagem de WhatsApp nesta segunda-feira, dia 6, indicando que os deputados federais do Amazonas Átila Lins (PP), Bosco Saraiva (Solidariedade), José Ricardo (PT) e Marcelo Ramos (PL) votaram contra o repasse de R$ 2 bilhões do Fundo Eleitoral para ajudar no combate à pandemia do coronavírus.
Trata-se de uma mensagem falsa. Não houve qualquer votação nesse sentido no Congresso Nacional.
O Partido Novo até apresentou emenda à PEC do “orçamento de guerra” que permitia transferência de dinheiro do fundo de campanhas eleitorais para o combate ao coronavírus.
“Essa votação não existiu. O Novo apresentou uma emenda que eles sabiam que regimentalmente não cabia, porque era matéria completamente diversa da PEC e a própria mesa rejeitou a emenda”, explicou Marcelo Ramos ao BNC Amazonas.
Segundo o parlamentar, o Novo apresentou a proposta para fazer demagogia. Ele aproveitou para criticar os deputados Delegado Pablo (PSL) e Capitão Aberto Neto (Republicano) que levantam bandeira contra o fundo eleitoral.
“A pergunta que tem que ser feita é a seguinte: quem vai usar o fundo eleitoral? Eu declaro expressamente que não vou usar um real de fundo eleitoral em 2020”.
E prosseguiu: “Eu quero saber se os dois deputados, que dizem que são contra o fundo eleitoral, se eles declaram expressamente que não vão usar o fundo eleitoral na campanha de 2020. Porque, dizer que é contra o fundo eleitoral e depois usar para fazer campanha, não é razoável”.
O BNC enviou a pergunta aos dois parlamentares citados, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.
“O ônus da prova cabe a quem acusa. Não houve votação sobre isso. É fake news. Estão inventando. É só procurar informação na Câmara pra saber as votações nominais pra ver se tem isso”, disse o deputado Átila Lins.
Reação
O deputado José Ricardo parece ter sentido o abalo da publicação. Ele fez duas postagens no Twitter rebatendo a notícia falsa.
“A turma da fakenews está espalhando mais uma mentira dizendo que houve votação para a transferência de recursos do Fundo Eleitoral para combater o coronavírus. Essa votação nunca aconteceu”, escreveu.
Ele ainda publicou um vídeo dizendo que não é o contra a destinação do fundo para outra finalidade e defendeu o uso das emendas dos parlamentares para o combate à pandemia.
“Não se deixe enganar por fakenews espalhadas por aí. É momento de juntarmos forças para combater o coronavírus e não ficar espalhando mentiras para enganar o povo”, disse.
Veja as fake news
Fotos: Divulgação