Governo lança programa para pesquisas de soluções ao coronavírus

O programa é destinado a cientistas que atuam no Amazonas, principalmente para pesquisas que tenham aplicação de resultados contra o coronavírus

Ferreira Gabriel

Publicado em: 15/04/2020 às 09:57 | Atualizado em: 15/04/2020 às 10:00

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou nesta terça-feira, dia 14, o programa CT&I em Emergências de Saúde Pública no Amazonas – Covid-19.
O programa é destinado a cientistas que atuam no Amazonas. Sobretudo em pesquisas que tenham a aplicação de seus resultados contra o coronavírus (covid-19).
Conforme caráter emergencial, o período para submissão de propostas é curto. Portanto de 14 a 23 deste mês.
Para o programa, Fapeam tem R$ 1,6 milhão para despesas. Bem como custeio e bolsas. Em suma, o recurso irá apoiar pesquisas e serviços estratégicos em duas linhas temáticas.
 
A primeira, “Pesquisa e desenvolvimento de insumos para o enfrentamento da pandemia de covid-19 no Amazonas”.  E, a segunda, “Pesquisa, serviço e desenvolvimento de protocolos de análises moleculares e imunológicas para o enfrentamento da pandemia de covid-19 no Amazonas”.
 
De acordo com a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, a expectativa é apoiar até quatro projetos. Dessa forma, sendo dois em cada linha temática.
Os projetos a serem apoiados terão prazo de execução de 12 meses, a contar da liberação do recurso. Portanto podendo ser prorrogados a critério da Fapeam.
As propostas devem ser apresentadas em formulário online específico. Assim como enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível no site da Fundação http://www.fapeam.am.gov.br
 
Para acessar ao formulário, o proponente deve utilizar seu login e senha previamente cadastrados.
Os recursos destinados ao PCTI-EmergeSaúde/AM são provenientes do Programa 33306 – Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas, ação de Fomento a Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Este com orçamento da Fapeam, oriundo do Tesouro Estadual.
Vale lembrar que as publicações científicas e outros meios de divulgação de trabalhos de pesquisa, apoiados pelo edital devem citar o apoio público recebido.
Foto: Erick Xavier/Secom

Leia mais

Arthur decreta uso de máscaras em Manaus