AM recebe 8,2 mil testes rápidos, EPI e álcool gel de ministério
O estado também ganhou doação de máscaras de uma empresa norte americana instalada no Polo Industrial de Manaus

Ferreira Gabriel
Publicado em: 15/04/2020 às 18:33 | Atualizado em: 15/04/2020 às 18:33
O Governo do Amazonas recebeu mais de 118 mil itens de EPI (equipamentos de proteção individual). Bem como 8.200 testes rápidos para coronavírus (covid-19), além de 273 frascos de álcool gel com 190 gramas cada um.
O material foi enviado pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde, para a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). Sobretudo os equipamentos serão distribuídos pela Secretaria de Saúde (Susam) para a rede pública.
Foram recebidos na Cema 114 mil luvas em látex. Assim como 4,7 mil máscaras de proteção respiratória e 160 óculos de proteção, totalizando 118.860 itens.
O Ministério da Saúde enviou 410 kits de testes rápidos. Dessa forma cada kit equivalendo a uma caixa com 20 unidades, totalizando 8.200 testes.
“A atenção que o Ministério da Saúde tem dado ao Amazonas tem sido fundamental para reforçar o enfrentamento à pandemia no estado. Esses itens serão distribuídos entre as unidades de saúde que têm atendido pacientes de coronavírus, de acordo com a necessidade e a demanda de cada uma”, ressaltou a titular da Susam, Simone Papaiz.
Doação
O Governo do Amazonas, que tem buscado parcerias para ampliar o estoque de EPI. Nesse sentido, diante do aumento da demanda, recebeu ainda 3 mil máscaras hospitalares doadas pela empresa 3M.
A 3M é uma empresa norte-americana instalada no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Uso consciente
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem alertando para a escassez no mercado e o aumento em até 100 vezes do consumo em relação à demanda normal. Segundo a organização, os preços subiram até 20 vezes mais.
A Susam afirmou dia 10 deste mês que os insumos e EPI não estão em falta, mas tem orientado os gestores a usar racional e adequadamente os produtos, para evitar desabastecimento.
Foto: Márcio Azevedo/Secom
Leia mais
Manacapuru dobra mortos do coronavírus em 24 horas. AM vai a 106