Prefeito de Manaus repudia ato bolsonarista de agressão a jornalistas

Embora tenha feito um post genérico, Bolsonaro não lamentou a agressão por seus seguidores

Prefeito Manaus agressão jornalistas

Mariane Veiga

Publicado em: 04/05/2020 às 17:21 | Atualizado em: 04/05/2020 às 17:23

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), emitiu nota oficial na tarde desta segunda, dia 4, para repudiar e lamentar fato ocorrido neste domingo, em Brasília.

Durante manifestação de seguidores do presidente da República, Jair Bolsonaro, profissionais da mídia foram agredidos covardemente.

Embora tenha feito um post genérico, Bolsonaro não lamentou a agressão por seus seguidores. Preferiu atribuir o fato a “coisa da Globo”.

Antes, esses bolsonaristas já tinham agredidos fisicamente mulheres enfermeiras que faziam ato público na praça dos Três Poderes.

Contudo, o presidente mereceu repúdio da população brasileira e de instituições de todo o país. Até mesmo as Forças Armadas não deu apoio à presença de Bolsonaro nos protestos contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Leia mais

Bolsonaro apoia carreata em Brasília contra STF, Congresso e Moro

 

A nota de Arthur Neto

Lamento profundamente a agressão a jornalistas, durante manifestação em frente ao palácio presidencial. Esses profissionais da imprensa estavam cumprindo seu papel, o de recolher informações e noticiá-las, de fazer aquilo que a democracia lhes garante.

Têm havido fatos lamentáveis. De tudo o que tem acontecido de nocivo, o pior desse “consulado Bolsonaro” é exatamente o fato de nós termos que voltar a discutir democracia no país, que é um valor absoluto, que não deve ser colocada em julgamento e que está acima de todos nós.

O Supremo Tribunal Federal (STF) nasceu para servir à democracia, o Congresso Nacional deve servir à democracia e o Executivo tem que se submeter, o tempo todo, às regras da democracia. Então, o pior prejuízo disso tudo é que, de repente, a discussão sobre democracia veio à baila.

Desde a transição para a democracia, caminhamos na direção de torná-la intocável, indiscutível e acima de qualquer julgamento, de qualquer conjectura. Se tem algo pétreo no Brasil e que deve ser pétreo no coração dos brasileiros é o respeito à democracia. Esse respeito se traduz também pelo respeito à liberdade de imprensa.

Arthur Virgílio Neto

Prefeito de Manaus

 

 

Foto: Márcio James/Semcom